DesFrutando

15 de maio de 2016

O projeto surgiu a partir da preocupação com o grande volume de desperdício de vegetais ocorrente em Pirassununga e também em todo o mundo. Tais alimentos podem ser consumidos de forma segura, porém, devido à inadequação ao padrão de mercado e aos danos que ocorrem durante toda a cadeia, não chegam à mesa do consumidor final. A grande rotatividade do setor resulta em poucos esforços a fim de diminuir o descarte destes produtos fora do padrão.

logo-desfrutando-png

 

COMO FUNCIONA O PROJETO

Nesse cenário, enxergamos junto à comunidade a oportunidade de diminuir este desperdício, empoderando este grupo de pessoas interessadas na causa através de cursos de culinária na cozinha do Fundo Social de Pirassununga, com uma professora especialista em reaproveitamento de alimentos. No curso, foram utilizados vegetais que seriam descartados por não atenderem aos padrões estéticos de seleção dos consumidores finais. Estes eram provenientes de um mercado parceiro da cidade de Pirassununga. Ademais, para incentivar uma comunidade empreendedora, foram trabalhadas noções de negócio e capacitações técnicas. Com isso, obtivemos como resultado uma comunidade capacitada em reduzir os desperdícios de vegetais e capazes de empreenderem no setor de alimentos.

12473954_1076629032382776_7001225574981822663_o

 

PRÓXIMOS PASSOS

Notou-se um despertar do espírito empreendedor em algumas pessoas desse grupo, as quais, após o curso, passaram a trabalhar com a venda de alimentos. O projeto visa continuar capacitando essa comunidade e, dessa forma, auxiliá-la a estruturar seu próprio negócio de maneira que possam alcançar seus grandes sonhos.

Paralelamente a isso, o time DesFrutando tem a grande meta de tornar os membros dessa comunidade empreendedores de um grande negócio social, que terá  como objetivo fornecer alimentos saudáveis, de baixo custo e de fácil acesso aos bairros carentes de Pirassununga, por meio do processamento de alimentos que seriam descartados mas estão em boas condições para o consumo.