4 Estações

29 de julho de 2017

Muitas vezes sem auxílio, utilizando pouca tecnologia e mão de obra familiar, as propriedades rurais de pequeno e médio porte são responsáveis por grande parte da produção de alimentos no país. Isso acarreta em baixa produtividade, baixo preço e custos elevados, fatores que podem culminar na venda das terras ou até mesmo sua perda para os grandes latifundiários

Em uma de suas campanhas, o SEBRAE listou 5 razões para comprar de pequenos estabelecimentos: é perto de sua casa; compreende cerca de 52% dos empregos formais; mantém o dinheiro na região; promove o desenvolvimento da comunidade; e é um ato transformador.

Tendo em vista esse cenário, a grande quantidade de produtos oriundos de Pirassununga e a dificuldade enfrentada pelos produtores para escoar toda sua produção, identificamos a necessidade de criar uma solução para este problema, aumentando as vendas e aproximando os consumidores aos produtores. Fizemos várias visitas, dentre as quais contamos com fabricantes de cachaça, bolos fit, pães artesanais, mel e pimenta em conserva.

Nesse contexto, começou a ser desenvolvido pelo time Enactus FZEA – USP um novo projeto que tem intenção de promover o desenvolvimento da economia regional, garantir a segurança do produtor e fazer com que o alimento chegue à casa do consumidor com qualidade. Além disso, esperamos que com esse projeto, possamos auxiliar na manutenção da agricultura familiar e do pequeno negócio, evitando a piora nos problemas sociais que sua extinção pode ocasionar, como o desemprego, queda na oferta de alimentos com consequente aumento dos preços e a migração de pessoas do campo para a cidade.

“Aquele que aprende e não coloca em prática é como aquele que ara e não semeia.” – Saadi